Quem já recebeu diversas ligações telefônicas insistentes, em grande quantidade e em horários inoportunos sabe o quão chato é. Saiba como resolver a questão.

Apesar da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ainda é extremamente comum receber diversos contatos telefônicos, seja por whatsapp ou por ligação, o que pode atrapalhar a rotina e o dia-a-dia da pessoa desinteressada em recebê-los.
Para resolver o problema siga o passo a passo a seguir:
Se cadastre no Não Me Perturbe, programa no qual diversas empresas voluntariamente participam e se comprometem a não entrar em contato com os que manifestaram interesse em não receberem ligações de telemarketing.
Faça anotações sempre que receber algum contato! Peça que a pessoa que fez a ligação se identifique e identifique a empresa que representa, anote os números utilizados (quando não for remetente desconhecido), dias e horários das ligações.
Solicite diretamente à empresa que sejam cessados os contatos, de preferência por escrito e para o setor de ouvidoria da companhia. Não esqueça de manter registro da solicitação.
Registre uma reclamação no Procon (Instituto de Defesa do Consumidor) ou Anatel (Agência Nacional de Comunicações).
Se nenhuma das opções anteriores resolver o seu problema, munido das anotações e registros, entre em contato com o seu advogado de confiança para judicializar a questão solicitando a cessação dos contatos e indenização pela importunação.
Para a resolução do problema a melhor alternativa sempre será extrajudicial, sem recorrer à propositura de ações judiciais, por se mostrar a maneira mais rápida e efetiva de resolvê-lo. Diversos juízes entendem que, se não há a solicitação direto à empresa para que cessem os contatos, a insistência dos mesmos não é passível de indenização.
Portanto, recomendamos que as etapas descritas nesta publicação sejam seguidas em ordem e, ao final, mesmo se com todas as medidas adotadas não houver resolução do problema,
Caso esteja passando por essa situação e necessite de auxílio, entre em contato conosco!
Comments