top of page

Recebi um Imóvel e Agora? Devo Pagar ITBI ou ITCMD?

  • Foto do escritor: Bianca Escarban Hermanns
    Bianca Escarban Hermanns
  • 29 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2022

Fique atento, a diferença de valores pode ser bem alta. Na transferência gratuita (doação) é devido o ITCMD, enquanto para a onerosa (compra e venda) paga-se o ITBI.


O ato de transferir para o seu nome um bem imóvel envolve uma série de burocracias, dentre elas o pagamento de tributos. Muitas vezes qual tributo pagar e quanto vai custar é uma preocupação para quem recebe um imóvel, vamos simplificar essas informações a seguir.

O ITBI ou Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis é devido quando há a transferência de forma onerosa do imóvel, ou seja, quando se paga algo pelo bem, dinheiro, serviços ou permuta por exemplo. É um tributo devido ao município de localização do imóvel e cada cidade possui legislação própria sobre a alíquota devida, geralmente varia entre 2% e 4% sobre o valor venal do bem.


O que é valor venal? É o valor de avaliação do bem realizada pelo poder público. Essa informação pode ser obtida em consulta ao carnê do IPTU ou à inscrição imobiliária do imóvel.


Por sua vez, caso o recebimento do bem ocorra de forma gratuita, herança ou doação por exemplo, será devido o pagamento do ITCMD ou Imposto sobre a Transmissão Causas Mortis e Doação. É um tributo devido ao estado de localização do bem imóvel e sua alíquota varia no território nacional entre 1% e 8%. Em muitos estados a alíquota do ITCMD é progressiva, ou seja, aumenta conforme aumenta o valor do bem e precisa ser calculada observando essa característica. Em Santa Catarina, por exemplo, para os casos em que a transmissão do imóvel for entre parentes é devido o pagamento do ITCMD no valor de 8% do valor do venal do imóvel.


Então para calcular o valor do tributo devido, que agora já é capaz de identificar se é o ITBI ou ITCMD, basta apenas multiplicar o valor venal do imóvel pela alíquota aplicável ao seu caso.


Ficou com alguma dúvida? Nós podemos te auxiliar.





2 Comments


josecandido1109
Dec 26, 2023

Como saber se devo

Edited
Like
Bianca Escarban Hermanns
Bianca Escarban Hermanns
Dec 26, 2023
Replying to

Olá, entre em contato conosco com as principais informações sobre o motivo do débito e seu contato (e-mail e telefone/whatsapp) que lhe auxiliaremos: https://www.hdelm.adv.br/entre-em-contato

Like
Post: Blog2_Post
  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright ©2021 por Hermanns Del Mattos Advocacia

bottom of page